domingo, 31 de março de 2013

No Channel Ten, coletiva com a primeira-ministra da Australia

Luiz (via blog Café com Jornalista)

No quinto dia vocacional do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) Brasil – Austrália, o jornalista do grupo visitou do Channel Ten. A emissora conta com boa estrutura – inclusive helicóptero – e cerca de 30 funcionários na área editorial, incluindo jornalistas, cinegrafistas e produtores. Nesta quinta-feira (28) passei o dia todo na emissora, tendo a oportunidade de acompanhar do estúdio os telejornais da emissora.

Luiz com repórteres do Channel Ten na redação de Perth

Pela manhã, pouco depois da 8 horas, fui recebido pelo chefe de reportagem do Channel Ten em Perth, Dougal Wallace, que me intimou a acompanhar a repórter Aleisha Banner em coletiva de imprensa com a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard. Num parque em Belmont, região metropolitana de Perth, Julia inaugurou a Great Eastern Hwy, avenida que liga Perth a bairros da região leste e cidades vizinhas. O ato foi apenas simbólico, porque a ampliação da avenida – agora com três pistas em cada sentido e ciclovia – foi entregue há algumas semanas.

Como fazia mais de três meses que a primeira-ministra não dava as caras em Perth, os jornalistas presentes aproveitaram o raro momento para perguntar à ministra sobre recentes problemas políticos em seu governo. Na Austrália existem dois partidos predominantes: Labor Party (lembra o PT) e Liberal Party (lembra o PSDB). Os Labors governam o país, mas os Liberals vivem melhor momento na Austrália Ocidental. Ou seja, em Perth Gillard não estava pisando em território político favorável. Foi polida, destacou o que o governo federal tem feito pela Western Australia e aos jornalistas não falou por mais de 20 minutos.

De volta à TV, fui muito bem recebido pela gerente de notícias do Channel Ten em Perth, Kerri Sands. Ela me apresentou toda a estrutura que a emissora dispõe para o jornalismo e, fato que também é importante, levou-me à cafeteria da emissora para tomar um café. De setor em setor, conheci a âncora da emissora em Perth, Narelda Jacobs, que já foi intercambista do IGE nos Estados Unidos. A ela não precisei explicar o quanto esse intercâmbio é válido profissionalmente.

Com a âncora do telejornal do Channel Ten para a Austrália Ocidental,
Narelda Jacobs (ex-intercambista do IGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário