segunda-feira, 18 de março de 2013

Depois de se apresentar na conferência, time parte para Esperance

Luiz

Foram apenas três dias e duas noites em Busselton/Bunbury - esta, cidade onde o grupo ficou hospedado; aquela, cidade sede da conferência distrital do Rotary. De lá o grupo seguiu para Esperance, cidade litorânea um pouco mais ao sul no Estado da Austrália Ocidental (Western Australia-WA).

Tico comanda o time na apresentação do
IGE Brasil-Austrália na conferência distrital

Em Busselton, o grupo teve 30 minutos para fazer sua apresentação na conferência. Apesar da dificuldade da língua, todos se saíram muito bem e, ao final, vários rotarianos vieram ao encontro do time brasileiro para dar os parabéns. "Foi melhor que o pessoal da Virgínia", disse um dos participantes da conferência, em comparação ao outro grupo de IGE, vindo dos Estados Unidos, que participava do evento.

Na minha fala, disse que os brasileiros não fazem a menor ideia do que é o futebol australiano (esporte que só existe na Austrália, parecido com rugby), mas disse que torcia tanto pelo Dockers quanto pelo Eagles - times rivais na WA. A galera vibrou com a informação, fato que ajudou a quebrar o gelo.

Luiz: brincadeira com times rivais no
futebol australiano para quebrar o gelo

Também aproveitei para agradecer minha família anfitriã em Bunbury. O construtor Ross Ranson e sua esposa Joan têm cinco filhos, todos com mais de 40, e vários netos. Com eles, tive recepção tão amável quanto em Perth. Presenteei o casal com artesanatos feitos pela minha mãe, Clacy Cardoso de Oliveira, e algumas outras lembrancinhas.

Mostrei a Ross e sua esposa fotos das Cataratas do Iguaçu e eles ficaram ainda mais impressionados sobre o Brasil. A Austrália tem minérios e gás natural em abundância, mas já não tem água doce o suficiente para suprir a demanda de suas grandes cidades. Em Perth, por exemplo, 20% da água tratada é dessalinizada.

Agora, em Esperance, estou na casa de um fazendeiro que não usa computador. Então, as postagens no blog não acontecerão no mesmo ritmo que antes. Aqui, tanto quanto antes, a estadia está sendo ótima.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário